Está aqui

Economia numa imagem

As empresas beneficiárias do PRR são sobretudo PMEs, mas o financiamento está concentrado em grandes empresas públicas

30.12.2022

Economia numa imagem: As empresas beneficiárias do PRR são sobretudo PMEs, mas o financiamento está concentrado em grandes empresas públicas

A Comissão Europeia irá transferir para Portugal um montante superior a 16,6 mil milhões de euros para financiar os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência. Mais de 60% da dotação total está já alocada a projetos aprovados em resultado de candidaturas de famílias, empresas e entidades públicas. As empresas representam cerca de metade do montante aprovado.

Grande parte das empresas com projetos aprovados está presente nos dados da IES (Informação Empresarial Simplificada) de 2020. A partir desta informação, verifica-se que as empresas beneficiárias são maiores, mais capitalizadas, mais produtivas e apresentam um maior pendor exportador do que a média. Mais de 96% das empresas beneficiárias são PMEs do setor privado, mas 43% do financiamento aprovado concentra-se em grandes empresas públicas. 

 

Para mais detalhes, consultar a Caixa 5 “Uma caraterização das empresas beneficiárias do PRR”, do Boletim Económico do Banco de Portugal de dezembro de 2022.

 

Preparado por Maria Manuel Campos. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade da autora e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.