Está aqui

Economia numa imagem

A pobreza multidimensional diminuiu em Portugal entre 2014 e 2020

16.12.2022

Economia numa imagem: A pobreza multidimensional diminuiu em Portugal entre 2014 e 2020

 

A pobreza e a exclusão social são realidades multifacetadas. Com base na informação do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento das Famílias, conduzido pelo INE, é possível calcular um indicador de pobreza multidimensional que agrega dimensões como a participação no mercado de trabalho, a educação, a privação material, a privação social, a saúde e a habitação. Esta abordagem multidimensional permite identificar como pobres indivíduos que não são captados nos indicadores oficiais de pobreza e exclusão social. 

A pobreza multidimensional diminuiu continuamente em Portugal entre 2014 e 2020. Em 2020, a proporção da população em situação de pobreza multidimensional, definida como os indivíduos com privação em pelo menos cinco das 21 variáveis analisadas, ascendia a 15,4% (31,5% em 2014). Os indivíduos em pobreza multidimensional severa, ou seja, aqueles com privação em pelo menos oito das variáveis, correspondiam a 5,8% da população (14,9% em 2014). 

 

Para mais detalhes, ver Alves (2022), “Um indicador de pobreza multidimensional para Portugal”, Revista de Estudos Económicos, Banco de Portugal, Vol. VIII, N.º 4, pp 27-54.

 

Preparado por Nuno Alves. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade do autor e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.