Está aqui

Economia numa imagem

O custo mensal de um cabaz básico de consumo alimentar subiu continuamente no último ano

09.12.2022

Economia numa imagem: O custo mensal de um cabaz básico de consumo alimentar subiu continuamente no último ano

 

Entre outubro de 2021 e outubro de 2022, o custo mensal médio e mediano de um cabaz básico de consumo alimentar para um adulto com cerca de 40 anos aumentou 21 e 24 por cento, respetivamente. Este aumento, calculado com base nos preços praticados diariamente pelos principais retalhistas alimentares a operar em Portugal nas suas plataformas online, observou-se nas diferentes variedades de produtos existentes no mercado. O custo mensal dos cabazes compostos pelas variedades dos produtos com preços mais altos e mais baixos (correspondentes aos percentis 90 e 10 da distribuição de preços) cresceu 17 e 26 por cento, respetivamente. Contudo, o custo destes cabazes é muito diferenciado. O valor dos cabazes mais caros é cerca de duas vezes e meia superior ao valor dos cabazes compostos por variedades mais baratas.

 

Para mais detalhes consultar a Caixa 5 “Evolução dos preços no comércio online de um cabaz básico de produtos alimentares“, do Boletim Económico do Banco de Portugal de outubro de 2022.

 

Preparado por João Amador. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade do autor e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.