Está aqui

Economia numa imagem

As empresas com aceleração dos salários em 2022 apontam o aumento do salário mínimo e a necessidade de reter trabalhadores como fatores relevantes

15.07.2022

Segundo os resultados do Inquérito Rápido e Excecional às Empresas (IREE) – Edição de maio de 2022, 82% das empresas tencionam aumentar salários este ano e em quase 40% os aumentos serão superiores aos verificados em 2021. Os resultados apontam para um crescimento médio nominal do salário por empregado em torno de 5% em 2022 para as empresas respondentes (4% no ano anterior).

No grupo de empresas com expectativas de variações salariais em 2022 superiores às observadas no ano anterior, 35% antecipa aumentos do emprego no ano corrente, o que compara com uma percentagem de 19% nas restantes empresas. No primeiro grupo, as empresas referem também mais frequentemente o aumento do salário mínimo – que se situou em 6% este ano – e a necessidade de reter trabalhadores como fatores de pressão ascendente sobre os salários. Este último fator refletirá a escassez de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho. A taxa de inflação e a necessidade de atrair novos trabalhadores também são motivos mencionados, em particular nas empresas onde se antecipa uma aceleração dos salários. Não obstante o aumento de salários perspetivado para 2022, os empresários destacam também fatores que contribuem para mitigar esta evolução, tais como o aumento dos custos de produção e a maior incerteza económica.

Para mais detalhes consultar a caixa “Perspetivas para preços e salários em 2022 – uma análise com base nos resultados do IREE, do Boletim Económico de junho de 2022 e a nota informativa com os resultados do IREE – Edição de maio de 2022.

Preparado por Ana Sequeira e Cristina Manteu. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade das autoras e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.