Economia numa imagem

A diferença salarial entre ensino secundário geral e profissional tem vindo a diminuir
19.07.2019

Os sistemas de ensino estão normalmente diferenciados entre percursos com uma componente geral (ou académica) e outra mais vocacional/profissional. A via de ensino geral centra-se em capacidades mais abstratas e amplas, não diretamente relacionadas com tarefas específicas em determinadas ocupações. A via de ensino vocacional/profissional prepara o indivíduo para ocupações específicas e treina os alunos nas capacidades necessárias para essas ocupações.
O gráfico apresenta uma comparação entre o salário real por hora de indivíduos com o ensino secundário vocacional e o de indivíduos com o ensino secundário geral, por ano de nascimento: 1951-56,1957-61,1962-67,1968-70,1971-79 e 1980-95. Para estes seis grupos, as diferenças salariais são de 5, 7, 10, 3 e 0%, respetivamente. Ou seja, observa-se um padrão em forma de U na desvantagem salarial do ensino profissional secundário por ano de nascimento: primeiro aumentou e depois diminuiu, até desaparecer no grupo mais jovem.
Para mais detalhes, ver Joop Hartog, Pedro Raposo, e Hugo Reis, “Vocational high school graduate wage gap: the role of cognitive skills and firms”, Banco de Portugal working paper No. 3/2019, Janeiro 2019.
Preparado por Hugo Reis e Pedro Raposo. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.