Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

As empresas portuguesas aumentaram a liquidez em 2020, apesar do forte abrandamento da atividade económica decorrente da pandemia

20.05.2022

Economia numa imagem: As empresas portuguesas aumentaram a liquidez em 2020, apesar do forte abrandamento da atividade económica decorrente da pandemia

 

Em 2020, observou-se uma diminuição significativa das receitas das empresas portuguesas. Ainda assim, as empresas aumentaram a sua liquidez em resultado de uma redução dos custos operacionais e do investimento. A redução dos custos operacionais deveu-se sobretudo a uma diminuição dos custos com fornecimentos e serviços externos. Os custos com pessoal diminuíram apenas ligeiramente, o que deverá estar relacionado com os esquemas de layoff implementados. A redução do investimento ocorreu sobretudo nas empresas grandes.

O aumento da liquidez foi ligeiramente menos acentuado nos setores mais afetados pela pandemia, refletindo uma maior diminuição das receitas. Estas empresas registaram, no entanto, um forte contributo do fluxo de caixa de financiamento, em resultado, sobretudo, de um aumento do crédito.

 

 

Para mais detalhes, ver Tema em Destaque “A evolução da liquidez e alavancagem das empresas em 2020 “, publicado no Boletim Económico do Banco de Portugal de maio de 2022.

 

Preparado por Nuno Silva e Pedro Moreira. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.