Economia numa imagem

As empresas menos produtivas ficaram mais pequenas e tiveram maior probabilidade de recorrer às medidas de apoio governamentais durante a pandemia Covid-19
08.04.2022

Um tema amplamente discutido é o benefício das recessões na canalização dos recursos da economia para as empresas mais produtivas. Os dados indicam que este efeito também esteve presente na recessão provocada pela pandemia Covid-19, em que as empresas mais produtivas tiveram reduções menores no emprego do que as empresas menos produtivas. As medidas de apoio governamentais, apesar de diminuírem os efeitos da recessão, podem também reduzir este efeito no caso de beneficiarem desproporcionalmente as empresas menos produtivas. Os resultados sugerem que este foi o caso durante a pandemia Covid-19, em que as empresas menos produtivas tiveram uma maior probabilidade de recorrer às medidas de apoio.
Para mais detalhes, ver Kozeniauskas, N., P. Moreira, and C. Santos, 2021, “On the cleansing effect of recessions and government policy: Evidence from Covid-19”, Banco de Portugal Working Paper 18, a ser publicado na European Economic Review.
Preparado por Nicholas Kozeniauskas, Pedro Moreira e Cezar Santos. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: