Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

As empresas mais produtivas possuem uma força de trabalho mais qualificada e homogénea em termos de habilidade, escolaridade e idade

11.03.2022

Economia numa imagem: As empresas mais produtivas possuem uma força de trabalho mais qualificada e homogénea em termos de habilidade, escolaridade e idade

As qualificações da força de trabalho têm sido apontadas na literatura como um dos principais determinantes da produtividade das empresas, que, por sua vez, constitui um dos aspetos caracterizadores do desempenho económico dos países. A medição das qualificações dos trabalhadores nas suas diferentes componentes tem estado no centro dos debates mais recentes nos artigos empíricos de economia do trabalho. Utilizando um índice de qualificações multidimensional para medir de forma abrangente três das dimensões mais debatidas – anos de escolaridade do trabalhador, idade e habilidade não observada – verifica-se uma correlação positiva entre as qualificações médias da força de trabalho e a produtividade da empresa, medida pelo valor acrescentado por trabalhador, no período compreendido entre 2006 e 2018. 

Por outro lado, a dispersão das qualificações da força de trabalho da empresa, dada pelo desvio-padrão e ajustando para o índice de qualificações médio dos trabalhadores, encontra-se negativamente relacionada com a produtividade da empresa. Este resultado mostra que as empresas com maior produtividade têm também uma força de trabalho mais homogénea em termos de habilidade, anos de escolaridade e idade.

 

Para mais detalhes, ver Cima, Pimenta, Portela e Silva (2022), “Qualificações dos trabalhadores e produtividade das empresas”, Banco de Portugal, Revista de Estudos Económicos, Vol. VIII, Nº 1.

 

Preparado por Joana Cima, Ana Catarina Pimenta, Miguel Portela e Marta Silva. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.