Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

A riqueza mediana das famílias portuguesas mais jovens é semelhante à da área do euro

3.12.2021

Riqueza líquida mediana, por classe etária,  em Portugal e na área do euro | milhares de euros

De acordo com os dados do Household Finance and Consumption Survey, que em Portugal se designa Inquérito à Situação Financeira das Famílias, em 2017 a riqueza líquida mediana era 75 mil euros em Portugal e 100 mil euros na área do euro. 

 

A diferença entre a riqueza mediana em Portugal e na área do euro não é a mesma para todos os tipos de famílias. Na maior parte das classes etárias, a riqueza por família em Portugal é, tal como no conjunto das famílias, mais baixa do que a da área do euro. Nas famílias entre os 55 e 74 anos, por exemplo, a riqueza é cerca de metade da riqueza das famílias deste grupo na área do euro. Em contraste, nas famílias com menos de 35 anos, a riqueza em Portugal e na área do euro é muito semelhante. Este padrão está muito relacionado com a propriedade da residência principal, que é o ativo de maior valor no património das famílias. Apesar dos valores dos imóveis serem mais baixos em Portugal, na classe etária mais jovem, há uma percentagem muito maior de famílias proprietárias da residência principal em Portugal do que na área do euro. Esta situação está relacionada com o facto de os jovens portugueses saírem de casa dos pais mais tarde e com uma maior frequência apenas quando "constituem família” e adquirem habitação própria. 

 

Para mais detalhes ver Costa, Farinha, Martins e Mesquita (2021) “A riqueza das famílias em Portugal e na área do euro”, publicado na Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal, vol. VII, n.º 4.

 

Preparado por Sónia Costa, Luísa Farinha, Luís Martins e Renata Mesquita. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.