Economia numa imagem

O índice energético de aquecimento diminuiu e o índice energético de arrefecimento aumentou em Portugal desde os anos 1950
08.10.2021

Fontes: E-OBS e cálculos do Banco de Portugal. | Nota: Valores calculados segundo a metodologia do Eurostat.
O aumento das temperaturas médias diárias observado nas últimas décadas teve implicações nos índices energéticos de aquecimento e de arrefecimento calculados para o território de Portugal continental. Estes índices, medidos em dias-graus Celsius, traduzem as necessidades de aquecimento dos edifícios durante o inverno e de arrefecimento durante o verão. Por exemplo, a um aumento de um dia-grau Celsius no índice de aquecimento corresponde a necessidade de elevar a temperatura em um grau Celsius durante um dia, ou de meio grau Celsius durante dois dias, e por aí em diante. Ambos os índices traduzem gastos energéticos, em sentidos opostos.
O Painel A da figura mostra que ocorreu uma diminuição generalizada das necessidades de aquecimento em Portugal desde os anos 1950 até agora, e que essa alteração foi espacialmente heterogénea, com maiores reduções na região norte do país. Para um mesmo nível de isolamento térmico dos edifícios, este desenvolvimento significa uma redução do consumo energético.
O Painel B da figura ilustra o aumento das necessidades de arrefecimento verificadas no mesmo período, concentrado sobretudo na faixa interior e no sul do país. Em termos económicos, esta evolução traduz um aumento do consumo de energia para um determinado nível de isolamento térmico dos edifícios.
Para mais detalhes ver Tema em destaque “Alterações climáticas e economia”, publicado no Boletim Económico de outubro de 2021.
Preparado por Bernardino Adão, António Antunes, Nuno Lourenço e João Valle e Azevedo. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.