Economia numa imagem

As condições financeiras melhoraram no primeiro semestre de 2021
24.09.2021

As condições financeiras são relevantes para compreender o estado da economia, as repercussões dos choques financeiros na economia real e a transmissão da política monetária, mas também refletem os desenvolvimentos macroeconómicos não financeiros. O índice de condições financeiras, apresentado para a área do euro e para Portugal, combina informação sobre o crédito bancário e os mercados obrigacionista, acionista, monetário e cambial, bem como indicadores de risco e incerteza, expurgando efeitos da evolução da atividade económica e dos preços com base nas regularidades históricas.
O índice ajustado pelos desenvolvimentos macroeconómicos aponta para um alívio das condições financeiras atingindo no verão níveis próximos dos pré-pandémicos, tanto na área do euro como em Portugal. Para tal evolução contribuiu, por um lado, a redução na incerteza e no risco, e a manutenção de baixas taxas de juro, no contexto de melhoria da situação pandémica e recuperação económica. Por outro lado, o mercado de crédito bancário concorreu para um ligeiro aperto das condições financeiras em 2021, após a forte expansão do crédito no primeiro ano de pandemia.
Para mais detalhes ver Nikolay Iskrev, Rita Lourenço e Carla Soares (2021), Indicadores de orientação de política monetária e de condições financeiras: um resumo, publicado na Revista de Estudos do Banco de Portugal (Vol. 7, N. 1).
Elaborado por Nikolay Iskrev, Rita Lourenço e Carla Soares. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: