Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

No final de 2022 o nível do PIB da área do euro deve situar-se bastante próximo da sua tendência pré-pandemia

10.09.2021

Economia numa imagem: No final de 2022 o nível do PIB da área do euro deve situar-se bastante próximo da sua tendência pré-pandemia

 

No exercício de projeções macroeconómicas do BCE de setembro de 2021, a taxa de crescimento do PIB da área do euro foi revista em alta para 2021 e manteve-se amplamente inalterada para 2022 e 2023, situando-se em 5,0%, 4,6% e 2,1% respetivamente. Esta revisão implica que o nível do PIB da área do euro deverá atingir o nível pré-pandemia até ao final deste ano e situar-se bastante próximo da tendência projetada antes do começo da pandemia (em dezembro de 2019) no final do ano de 2022.

Nas rondas de projeção desde o inicio da crise pandémica, o nível projetado para o PIB da área do euro foi sucessivamente revisto em alta, sugerindo que o impacto da pandemia na atividade económica foi menos significativo do que o inicialmente antecipado. Isto pode ser explicado pelas fortes medidas de apoio da política monetária e da política orçamental, pelo avanço das campanhas de vacinação e por uma adaptação mais eficiente do que o esperado dos agentes económicos ao contexto pandémico. Este perfil de revisões em alta do nível projetado para o PIB também é observável na economia portuguesa.

 

Para mais detalhes consultar o exercício de projeções macroeconómicas do BCE de setembro de 2021 e o Boletim Económico do Banco de Portugal de junho de 2021.

 

Preparado por Alexandre Carvalho. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade do autor e não coincidem necessariamente com as do Banco de Portugal ou do Eurosistema.