Economia numa imagem

A dimensão média das empresas aumenta com a sua classe etária
20.08.2021

É sabido que a dimensão média das empresas portuguesas, medida em número de trabalhadores, tem vindo a aumentar desde 2012. No entanto, a consideração de um valor médio esconde uma grande heterogeneidade de fatores que contribuem para as diferenças de dimensão das empresas. A idade das empresas é um desses fatores.
As empresas recém-criadas são as que têm uma dimensão média menor, cerca de 40% da média para o total das empresas. À medida que aumenta o tempo de permanência no mercado as empresas tendem a aumentar a sua dimensão. No período em análise, foram precisamente as empresas com maior longevidade, com 20 ou mais anos, as que mais cresceram em termos de número de trabalhadores.
Para mais detalhes, ver Tema em Destaque “A evolução da dimensão média das empresas em Portugal“, publicado no Boletim Económico do Banco de Portugal de março de 2021.
Preparado por Paulo Guimarães e Marta Silva. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.
Consulte também: