Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

O comércio eletrónico registou um crescimento muito expressivo durante a pandemia

23.07.2021

Economia numa imagem: O comércio eletrónico registou um crescimento muito expressivo durante a pandemia

As tecnologias digitais têm assumido um papel central no funcionamento da economia e da sociedade durante a crise pandémica. Este facto é ilustrado pelo aumento muito significativo da utilização das redes e infraestruturas de comunicação a partir do primeiro trimestre de 2020, em particular durante os períodos de maior incidência das medidas de contenção da pandemia. Ao permitirem o distanciamento físico, as tecnologias digitais revelaram-se fundamentais para a preservação do sistema socioeconómico, tendo sido particularmente relevantes em áreas como o ensino, o teletrabalho e o comércio eletrónico.

As compras eletrónicas registaram um aumento expressivo durante a pandemia, nomeadamente durante os períodos em que as medidas de contenção foram mais restritivas, apresentando uma tendência crescente desde o primeiro trimestre de 2020. A fração do número de compras eletrónicas foi particularmente significativa durante os períodos em que vigorou o estado de emergência, tendo atingido o valor máximo em fevereiro de 2021 (19%).

 

Para mais detalhes consultar a Caixa 6 “A importância das tecnologias digitais durante a crise pandémica“, do Boletim Económico do Banco de Portugal de maio de 2021.

 

Preparado por Fernando Martins. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt