Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Em 2023 a despesa global direcionada para serviços continua abaixo do nível projetado antes da crise

16.07.2021

Economia numa imagem: Em 2023 a despesa global direcionada para serviços continua abaixo do nível projetado antes da crise

Comparativamente com anteriores crises, a contração da atividade económica em 2020 foi mais abrupta e profunda. A recuperação projetada no Boletim Económico (BE) de junho de 2021 é também mais rápida, antecipando-se que as consequências de médio prazo da crise pandémica sejam limitadas. Em 2023, o PIB situa-se cerca de 2% abaixo do projetado num cenário contrafactual de ausência da pandemia, que corresponde à projeção do BE de dezembro de 2019. 

Uma decomposição dos desvios do PIB em relação à trajetória projetada antes da pandemia revela que, num padrão inédito em recessões, a redução da despesa em 2020 incidiu desproporcionalmente sobre os serviços. Espera-se que a recuperação deste tipo de despesa seja gradual, acompanhando o levantamento das restrições e a redução dos receios de contágio com a disseminação das vacinas. Por seu lado, a despesa em bens é superior ao anteriormente projetado, refletindo menores barreiras ao consumo e um maior potencial para a recuperação das compras não realizadas durante a pandemia. Esta maior procura de bens é generalizada às outras economias, o que implica um dinamismo da indústria mundial e do comércio internacional de bens superior ao esperado antes da crise. No entanto, a recuperação mais forte dos bens não é suficiente para compensar a retoma gradual e incompleta dos serviços.

 

  

Para mais detalhes consultar a Caixa 1 “O impacto económico de médio prazo da crise pandémica“, do Boletim Económico do Banco de Portugal de junho de 2021.

 

Preparado por Cláudia Duarte e Cristina Manteu. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade das autoras e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt