Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Risco dos empréstimos às empresas na carteira dos bancos a diminuir desde 2013

22.03.2019

Risco dos empréstimos às empresas na carteira dos bancos a diminuir desde 2013

 

O risco de crédito a empresas na carteira dos bancos portugueses encontra-se a diminuir desde 2013. Esta diminuição observa-se tanto na perda esperada como no valor em risco (potenciais perdas de grande dimensão que ocorrem com muito baixa probabilidade). Esta tendência é corroborada por outras medidas de risco. 

O valor em risco é especialmente afetado pela interdependência dos incumprimentos das empresas. No período em análise verifica-se uma maior redução do valor em risco do que o valor da perda esperada. Este resultado sugere que a carteira de empréstimos dos bancos portugueses se tornou mais diversificada, o que estará relacionado em grande medida com a diminuição significativa da importância do setor de construção.

Para mais detalhes ver Santos e Silva (2019): “Risco de concentração setorial do portfólio de crédito concedido a empresas não financeiras”, publicado na Revista de Estudos do Banco de Portugal (Vol. 5, N. 1).

Preparado por António Santos e Nuno Silva. As análises, opiniões e resultados expressas neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com as do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.