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Contas de pagamento. Compare online as comissões praticadas por todas as instituições em Portugal

Contas de pagamento. Compare online as comissões praticadas por todas as instituições em Portugal

Quer abrir conta? Gostava de saber como é que o seu banco se compara com os demais nas comissões que cobra pela manutenção das contas de pagamento e pelos serviços associados? O Banco de Portugal tem uma ferramenta que o pode ajudar. É fácil de utilizar e é gratuita. 

 

O Banco de Portugal disponibiliza no Portal do Cliente Bancário um comparador de comissões bancárias

O comparador de comissões permite comparar, gratuitamente, o custo de 93 serviços associados a contas de pagamento praticados por todas as instituições que, em Portugal, oferecem esses serviços (cerca de 200 instituições).

 

O comparador de comissões permite-lhe comparar as comissões máximas praticadas:

  • entre instituições;
  • entre serviços. Para o mesmo serviço, pode comparar as comissões cobradas em função dos canais de comercialização (por exemplo, a comissão de um serviço prestado ao balcão pode ser diferente da comissão cobrada pela mesma instituição pelo mesmo serviço prestado online).

Os valores apresentados incluem os montantes devidos pelo consumidor a título de imposto.

A informação do comparador é atualizada e reflete, a cada momento, as comissões máximas praticadas pelas instituições, que estão obrigadas a comunicar ao Banco de Portugal, com antecedência, qualquer alteração que pretendam fazer aos seus preçários. 

 

1. Escolha

Pode fazer comparações por instituições ou por serviços. Basta clicar na opção pretendida.

Eis os serviços cujas comissões pode comparar:

Manutenção de conta

Corresponde à gestão da conta de pagamento simples, sem serviços associados, mais representativa da oferta de cada instituição.

Manutenção de conta pacote

Corresponde à gestão da conta de pagamento que tem associada um conjunto de serviços, pelos quais o respetivo titular paga apenas uma comissão (a comissão de manutenção da conta). Para cada instituição, o comparador inclui informação sobre as três contas pacote mais representativas que não se destinam a segmentos específicos de clientes. Os serviços incluídos podem diferir entre contas pacote.

Manutenção da conta de serviços mínimos bancários

Corresponde à gestão da conta de serviços mínimos bancários, que é uma conta à ordem que permite ao titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais com um custo máximo reduzido limitado por lei. Os serviços incluídos são os mesmos, independentemente da instituição que comercializa esta conta.

Manutenção da conta base

Corresponde ao serviço associado à gestão da conta base, que é uma conta de pagamento padronizada, que oferece os mesmos serviços, independentemente da instituição de crédito que a comercializa.

Disponibilização de cartão de débito

Corresponde ao serviço relativo à disponibilização de um cartão de pagamento a débito associado a uma conta de pagamento. O comparador inclui informação sobre os três cartões de débito mais representativos da oferta de cada instituição.

Disponibilização de cartão de crédito

Corresponde ao serviço relativo à disponibilização de um cartão de pagamento a crédito associado a uma conta de pagamento. O comparador inclui informação sobre os três cartões de crédito mais representativos da oferta de cada instituição que não se destinam a segmentos específicos de clientes.

Disponibilização de cartão de crédito privativo

Corresponde ao serviço associado à disponibilização de um cartão de crédito que o cliente pode utilizar apenas em determinados espaços comerciais ou para adquirir um conjunto restrito de bens ou serviços. O comparador inclui informação sobre os três cartões de crédito mais representativos da oferta de cada instituição que não se destinam a segmentos específicos de clientes.

Levantamento de numerário

Corresponde ao serviço em que o cliente retira numerário da sua conta de pagamento. O comparador apresenta as comissões relativas ao levantamento de dinheiro ao balcão e nos caixas automáticos (ATM e ATS). Em Portugal, as instituições não podem cobrar qualquer encargo pelo levantamento nos caixas automáticos.

Adiantamento de numerário a crédito (cash advance)

Corresponde ao serviço pelo qual o cliente retira dinheiro a crédito da sua conta, utilizando o limite de crédito disponível no cartão de crédito. O comparador apresenta o valor máximo da comissão associada a um adiantamento de numerário a crédito no valor de 200 euros, possível de ser efetuado pelos três cartões mais representativos da oferta de cada instituição. A comissão é apresentada em função do canal pelo qual este serviço pode ser prestado: ao balcão ou nos caixas automáticos (ATM ou ATS).

Requisição e entrega de cheques cruzados

Corresponde à disponibilização de cheques cruzados à ordem ou não à ordem. O comparador apresenta as comissões aplicáveis em função dos canais através dos quais o cheque é requisitado – balcão, ATM, ATS, online, por dispositivo móvel, SMS, telefone com operador e telefone sem operador – e é entregue – ao balcão ou por correio.

Transferência a crédito intrabancária

Corresponde ao serviço em que a instituição transfere, por ordem do cliente, fundos da conta para outra conta na mesma instituição. O comparador apresenta as comissões em função do canal pelo qual o serviço é prestado: ao balcão, nos caixas automáticos (ATM ou ATS), online, por dispositivo móvel, telefone com operador e telefone sem operador.

Ordem permanente intrabancária

Corresponde à realização de transferências regulares de um montante fixo da conta do cliente bancário para outra conta na mesma instituição. O comparador apresenta as comissões das ordens realizadas: ao balcão, online, por dispositivo móvel, telefone com operador e telefone sem operador.

Transferência a crédito SEPA +

Corresponde ao serviço relativo à transferência de fundos em euros, coroas suecas ou leus romenos, realizada entre contas domiciliadas em países da Área Única de Pagamentos em Euros (que inclui os Estados-Membros da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, San Marino, Suíça e Vaticano). O comparador apresenta as comissões em função do canal pelo qual o serviço é prestado: ao balcão, nos caixas automáticos (ATM ou ATS), online, por dispositivo móvel, telefone com operador e telefone sem operador.

Ordem permanente SEPA +

Corresponde à realização de transferências regulares de um montante fixo, em euros, coroas suecas ou leus romenos, realizada entre contas domiciliadas em países da Área Única de Pagamentos em Euros (que inclui os Estados-Membros da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, San Marino, Suíça e Vaticano). O comparador apresenta as comissões das ordens realizadas: ao balcão, online, por dispositivo móvel, telefone com operador e telefone sem operador.

Transferência a crédito não SEPA +

Corresponde ao serviço relativo à transferência de fundos entre contas em que, pelo menos uma, não está domiciliada num país da Área Única de Pagamentos em Euros (que inclui os Estados-Membros da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, San Marino, Suíça e Vaticano) ou efetuada em moeda que não o euro, a coroa sueca ou o leu romeno. O comparador apresenta as comissões das ordens realizadas: ao balcão, online, por dispositivo móvel, telefone com operador e telefone sem operador.

Ordem permanente não SEPA

Corresponde à realização de transferências regulares de um montante fixo realizada entre contas em que, pelo menos, uma não está domiciliada num país da Área Única de Pagamentos em Euros (que inclui os Estados-Membros da União Europeia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, San Marino, Suíça e Vaticano) ou efetuadas em moeda que não o euro, a coroa sueca ou o leu romeno. O comparador apresenta as comissões das ordens realizadas: ao balcão, online, por dispositivo móvel, telefone com operador e telefone sem operador.

 

2. Compare

 

Por instituições de crédito:

Obtém a lista de todos os serviços incluídos no comparador e a respetiva comissão.

Para cada serviço tem informação sobre o valor máximo da comissão e sobre a periodicidade de cobrança. Pode ver o nome comercial que cada banco dá ao serviço, para facilitar a comparação. 

Quando um serviço tem custos diferentes consoante o canal da comercialização, o resultado da pesquisa dá informação discriminada sobre os valores cobrados em cada caso. 

 

Por serviço:

Obtém uma lista com o custo anual máximo dos serviços selecionados para todas as instituições ordenadas por ordem alfabética.

Para cada serviço tem informação sobre a sua designação comercial e a periodicidade de cobrança das comissões.

Os resultados podem ser ordenados pelo valor da comissão, por ordem crescente e decrescente. Também tem a opção de restringir ou alargar o número de resultados que aparecem no ecrã.

 

 

 

3. Explore

Se tiver dúvidas sobre as caraterísticas do serviço que está a comparar, pode obter mais informação clicando no “i” que surge ao lado da designação do serviço.

Para encontrar informação mais detalhada sobre os serviços disponibilizados por cada instituição, pode consultar o preçário completo, clicando no "i" que surge ao lado do nome da instituição. 

Na barra do final da página pode também aceder a:

  1. Glossário sobre os termos usados no comparador
  2. Perguntas mais frequentes
  3. Preçários de todas as instituições de crédito

 

 

4. Imprima

Pode imprimir os resultados da comparação, clicando na opção imprimir. Pode também guardar a informação em formato pdf.

 

5. Exporte

Pode também exportar os dados no formato .xls ou .csv, caso pretenda trabalhar a informação para fazer uma comparação mais detalhada ou obter a evolução histórica.

Para mais esclarecimentos sobre o funcionamento da ferramenta, veja o vídeo tutorial.

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