Formação financeira
O Banco de Portugal promove a informação e a formação financeira dos clientes bancários, em complemento da regulação e da fiscalização dos mercados bancários de retalho.
Clientes bancários mais informados e com maior literacia financeira estão mais aptos a tomar decisões adequadas ao seu perfil de risco e aos seus recursos. São também clientes mais atentos e mais exigentes.
Para promover a informação e a formação financeira, o Banco de Portugal disponibiliza informação útil sobre os produtos e serviços bancários, simuladores, um glossário de termos financeiros e respostas a perguntas frequentes, através do Portal do Cliente Bancário. Neste portal são publicados desdobráveis e brochuras sobre os principais produtos e serviços bancários.
O Banco de Portugal desenvolve também ações de formação financeira, cuja capilaridade territorial é apoiada pela sua rede regional.
O Banco de Portugal está ainda ativamente envolvido no Plano Nacional de Formação Financeira, dinamizado com os outros supervisores financeiros e que conta com a parceria de um vasto conjunto de entidades (incluindo ministérios, associações do setor financeiro, associações de consumidores, associações empresariais e centrais sindicais).