Agenda de Estudos do Banco de Portugal
A agenda de estudos identifica os temas prioritários e especialmente relevantes para a concretização do Plano Estratégico 21-25 do Banco de Portugal.
Os estudos são uma parte essencial do quadro analítico que informa as decisões do Banco, no âmbito da sua missão de manter a estabilidade de preços e promover a estabilidade do sistema financeiro. São igualmente cruciais para o Banco cumprir a sua obrigação estatutária de aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro.
A agenda está organizada em cinco temas de estudo:

O Banco quer fortalecer a investigação em alguns temas, que já constavam da agenda de estudos 2018-20, como é o caso dos tópicos diretamente relacionados com a sua missão ou com o crescimento económico português e as políticas públicas. Em paralelo, pretende abraçar novos desafios à investigação decorrentes das transformações em curso a nível global, como sejam a digitalização ou as alterações climáticas e a transição energética.
Ao divulgar a sua agenda de estudos, o Banco quer facilitar a desejável colaboração com a academia e a comunidade de investigadores externos.