Está aqui

Como detetar uma contrafação

As notas de euro integram elementos de segurança altamente sofisticados, que tornam a moeda única numa das mais seguras do mundo.

Ainda que a estabilidade do euro o torne particularmente interessante para os contrafatores, o número de notas contrafeitas detetadas representa uma proporção ínfima das notas em circulação. 

No entanto, uma nota contrafeita não pode ser trocada por uma nota genuína: quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor. Por esta razão, é importante saber reconhecer a autenticidade das notas no momento em que são recebidas. 

Ao receber uma nota de euro, confira os vários elementos de segurança (não se baseie apenas num deles) e, em caso de dúvida, compare-a com uma nota que saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças.

Se mesmo assim, ainda tiver dúvidas sobre a sua genuinidade, apresente a nota suspeita numa das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de uma instituição de crédito, onde lhe serão prestados todos os esclarecimentos.

      

Confira os elementos de segurança

 

Os elementos de segurança podem ser verificados facilmente, sem recurso a equipamentos de apoio. Basta tocar, observar e inclinar a nota (metodologia Tocar-Observar-Inclinar).  

Tocar

Toque na nota e sinta a textura e firmeza do papel de algodão, bem como a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas táteis.

Observar

Observe as notas de euro à transparência (contra uma fonte de luz) e verifique a presença das marcas de água, do filete de segurança, da janela com retrato (nas notas 20, 50, 100 e 200 euros, da série Europa) e do registo frente/verso (apenas nas notas da série 1). 

Inclinar

Incline as notas e verifique:

 

Série Europa 

  • A banda holográfica com retrato, que exibe o retrato de Europa (figura mitológica grega), o símbolo euro, o motivo arquitetónico e o valor da nota. Nas notas de 100 e 200 euros, a banda holográfica apresenta ainda o holograma-satélite e o símbolo euro de grande dimensão;
  • O número esmeralda, que apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Dependendo do ângulo de observação, o número muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro. Nas notas de 100 e 200 euros o número esmeralda exibe ainda símbolos euros no seu interior.
  • A janela com retrato, nas notas de 20, 50, 100 e 200 euros que exibe na frente linhas multicolores em redor dos algarismos representativos do valor da nota (20 e 50 euros) ou do símbolo euro (nas notas de 100 e 200 euros) e, no verso, em todas as denominações, vários algarismos multicolores representativos do valor da nota;
  • O holograma-satélite está presente nas notas de 100 e 200 euros. Este holograma exibe vários símbolos euro que se movem em torno dos algarismos representativos do valor da nota. Quando expostos à luz direta os símbolos euro tornam-se mais nítidos.

Série 1

  • Elemento holográfico e elemento que muda de cor (nas notas de 50, 100, 200 e 500 euros)
  • Banda holográfica e banda iridescente (nas notas de 5, 10 e 20 euros)

Com equipamentos auxiliares

A genuinidade de uma nota de euro poderá ainda ser verificada com recurso a equipamentos auxiliares como lupas, máquinas de luz ultravioleta e dispositivos de luz infravermelha.

 

Lupa

Verifique a presença de microtextos em ambos os lados da nota. Estes microtextos deverão ser nítidos e não desfocados.

 

Máquina de luz ultravioleta

À luz ultravioleta, verifique a ausência de fluorescência do papel, as fibras fluorescentes: verdes, azuis e vermelhas na série 1 e tricolores na série Europa e ainda a presença de tintas fluorescentes.

 

Série Europa – tintas fluorescentes

As notas da série Europa apresentam caraterísticas distintas à luz ultravioleta consoante o tipo de lâmpada utilizado: lâmpada normal de luz ultravioleta (UV-A) ou lâmpada especial de luz ultravioleta (UV-C).

 

Lâmpada normal de UV (UV-A)

As estrelas da bandeira, os pequenos círculos, as estrelas de grande dimensão e várias outras áreas apresentam uma tonalidade amarela.

O quarto de círculo no centro e várias outras áreas apresentam um brilho de tonalidade verde. O número de série impresso na horizontal e a banda iridescente surgem a vermelho.

Lâmpada especial de UV (UV-C)

As estrelas da bandeira e os pequenos círculos no centro apresentam uma tonalidade amarela. As estrelas de grande dimensão e várias outras áreas apresentam uma tonalidade laranja ou amarela. O símbolo euro (€) torna-se visível.

No verso da nota, as caraterísticas observadas com uma lâmpada normal de UV mantêm-se.

Série 1 – tintas fluorescentes

Na bandeira europeia, a tinta azul torna-se verde e as estrelas passam de amarelo a cor de laranja.

A assinatura do Presidente do BCE passa de azul a verde.

No verso, destaca-se uma tinta fluorescente no mapa da Europa, na ponte e na denominação.

Dispositivo de luz infravermelha

Verifique as propriedades das tintas à luz infravermelha.

Série Europa – Frente: O número esmeralda e a parte direita do motivo principal permanecem visíveis. Nas notas de 20, 50, 100 e 200 euros é também visível parte dos algarísmos de grande dimensão, correspondentes ao valor da nota.

Série Europa – Verso: Veem-se apenas os algarismos representativos do valor da nota e o número de série impresso na horizontal.

Série 1 – Frente: Apenas metade do pórtico ou janela fica visível.

Série 1 – Verso: Só o número de série da direita fica visível. Nas notas de alto valor, o elemento que muda de cor também fica visível.

O que devo fazer se for confrontado com uma nota falsa, contrafeita ou de cuja autenticidade suspeite?

 

A metodologia “Tocar – Observar – Inclinar” é o procedimento adequado e eficaz para o público verificar a presença dos elementos de segurança e determinar a genuinidade da nota. Não obstante, é possível que se depare com notas suspeitas. Seguem-se algumas sugestões, em caso de dúvida quanto à autenticidade de uma nota:

 

  • Se tiver dúvidas quanto à autenticidade de uma nota, não a aceite. Lembre-se de que as notas falsas/contrafeitas não têm qualquer valor; por essa razão, se aceitar uma nota falsa/contrafeita, não receberá qualquer compensação.
  • Contacte o Banco de Portugal caso necessite de mais informação.
  • Solicite educadamente outra nota e assuma que a pessoa que lha apresentou está inocente. Informe-a de que poderá estar na posse de uma nota suspeita de ser contrafeita e sugira-lhe que se dirija às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Em qualquer caso, nunca coloque em risco a sua segurança.
  • Informe de imediato as autoridades policiais locais ou os serviços de segurança sobre o incidente.
  • Procure fixar tanta informação quanto possível sobre a pessoa que lhe apresentou a nota suspeita.
  • Se considera que, por lapso, aceitou uma nota contrafeita, não a recoloque em circulação. Colocar em circulação nota contrafeita constitui um crime. Entregue a nota suspeita às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Se a nota for verdadeira, receberá o seu dinheiro de volta.

 

O Banco de Portugal realiza, gratuitamente, ações de informação presenciais sobre a genuinidade da nota de euro. Saiba mais aqui sobre estas ações.