Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Os fatores externos contribuíram para o dinamismo da economia portuguesa no período 2011-2018

04.10.2019

Economia numa imagem: Os fatores externos contribuíram para o dinamismo da economia portuguesa no período 2011-2018

O modelo PESSOA permite decompor a taxa de crescimento do PIB per capita de Portugal em diversos fatores explicativos. Os resultados obtidos com este modelo de equilíbrio geral sugerem que os fatores externos desempenharam um papel importante na expansão do PIB per capita no período 2011-18. Este contributo reflete sobretudo a evolução da atividade económica na área do euro e o dinamismo assinalável das exportações nacionais. Em contraste, os determinantes externos tinham contribuído negativamente para a variação do PIB per capita no período 2007-10, em grande medida devido ao colapso temporário do comércio mundial em finais de 2008. 

No período 2011-14, os restantes fatores explicativos que decompõem a evolução do PIB per capita apresentaram um contributo muito negativo. Entre estes destacam-se os determinantes de origem financeira (traduzindo o aumento do prémio de risco da economia portuguesa e dos custos de financiamento das empresas não financeiras), bem como os determinantes associados ao setor público (refletindo os aumentos de tributação e a redução do consumo público). Por seu turno, o contributo agregado dos fatores de natureza interna voltou a ser positivo no período 2015-18, sendo de assinalar os efeitos associados à moderação salarial em termos reais. 

 

Para mais detalhes, ver Paulo Júlio e José R. Maria (2017), “Evolução do PIB em Portugal no período pós-2008: Uma narrativa de equilíbrio geral”, Revista de Estudos Económicos do Banco de Portugal, Vol. 3, No. 2, pp 55-72.
 

Preparado por Paulo Júlio e José R. Maria. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema. 

 
Se desejar receber um e-mail quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.