Está aqui

Banco de Portugal recebeu presidente do Conselho de Supervisão do BCE para reuniões de trabalho

Banco de Portugal recebeu presidente do Conselho de Supervisão do BCE para reuniões de trabalho

O presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Andrea Enria, terminou hoje a sua primeira visita oficial anual ao Banco de Portugal para reuniões de trabalho com a Vice-Governadora, Elisa Ferreira, responsáveis do departamento de supervisão prudencial e representantes do setor bancário.

Ao longo da visita de três dias, Enria teve a oportunidade de analisar a situação do setor bancário português e de reunir com os colaboradores do Banco de Portugal envolvidos na supervisão das instituições significativas europeias para debater desafios comuns e troca de experiências.

Uma das sessões de trabalho incluiu os presidentes executivos dos bancos significativos sedeados em Portugal, bem como o presidente e diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Na quarta-feira, Andrea Enria e Elisa Ferreira encontraram-se com cerca de 60 jovens profissionais da banca, com menos de 35 anos, oriundos das diversas áreas de atividade bancária, para um diálogo aberto que incidiu sobre temas como supervisão, idoneidade, digitalização, impacto e benefícios da inteligência artificial, FinTechs, riscos climáticos e os desafios em geral do setor.

Portugal é o sexto país da zona euro objeto de uma visita, neste formato, do presidente do Conselho de Supervisão desde que assumiu funções, em janeiro.  

Em maio, Enria já tinha estado em Portugal por ocasião da reunião anual externa do Conselho de Supervisão que, este ano e pela primeira vez, teve lugar em Lisboa.

O Conselho de Supervisão do BCE, que junta os responsáveis pela supervisão dos países membros da zona Euro, supervisiona diretamente os cerca de 119 maiores grupos bancários da zona euro. Esta instância reúne-se regularmente de três em três semanas, em Frankfurt, sendo uma destas sessões regulares realizada todos os anos num país membro.