Está aqui

Economia numa imagem

Economia numa imagem

Contributo significativo das mulheres para o aumento da participação no mercado de trabalho

14.06.2019

Contributo significativo das mulheres para o aumento da participação no mercado de trabalho

A taxa de atividade em Portugal na população entre os 15 e 64 anos tem aumentado de forma notória desde 2014. Para esta evolução tem contribuído o aumento das taxas de atividade nos diversos escalões etários (efeito intra-escalão etário), cujo perfil tende a evoluir em linha com a situação cíclica da economia. No caso das mulheres, o contributo tem sido muito significativo nas últimas duas décadas, refletindo uma marcada transição geracional com uma participação crescente no mercado de trabalho. Mais recentemente, este efeito tem sido também marcado nos homens, traduzindo o aumento acentuado da taxa de atividade nos escalões etários mais elevados.

Esta evolução tem sido parcialmente compensada pelo impacto negativo do envelhecimento da população (efeito demográfico), uma vez que os escalões etários mais elevados têm vindo a aumentar o seu peso relativo e têm taxas de atividade mais baixas.

 

Para mais detalhes consultar o Tema em destaque “As alterações demográficas e a oferta de trabalho em Portugal”, publicado no Boletim Económico do Banco de Portugal, de junho de 2019.

Preparado por Vanda Geraldes da Cunha, Fernando Martins e Ana Catarina Pimenta. As análises, opiniões e resultados expressos neste espaço são da exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem necessariamente com os do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

 

Se desejar receber um email quando for publicado um novo “Economia numa imagem” envie o seu pedido para info@bportugal.pt.