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Banco de Portugal realiza sessão da campanha de educação financeira digital #ficaadica nos Açores

O Banco de Portugal dinamizou, no dia 13 de fevereiro, na Escola Secundária de Lagoa, na Ilha de S. Miguel (Açores), uma sessão de divulgação da campanha de educação financeira digital #ficaadica.

Setenta alunos do ensino secundário participaram no jogo “Missão Blindada”, que pretende chamar a atenção dos jovens para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais através de computadores, tablets ou smartphones.

Nesta ocasião, o Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, referiu que “esta iniciativa é mais um exemplo do compromisso do Banco de Portugal com a promoção da educação financeira digital”. Sublinhou que os jovens utilizam as novas tecnologias com maior facilidade, mas alertou que o excesso de confiança pode expô-los a riscos de segurança. Reiterou ainda o papel que os jovens podem ter na transmissão destes conhecimentos juntos dos amigos e da família. “Contem com o Banco de Portugal para continuar a prosseguir e aprofundar esta missão”, concluiu o Vice-Governador do Banco de Portugal.

Esta sessão contou com a presença do Diretor Regional da Educação dos Açores, Rodrigo Reis, que agradeceu a disponibilidade da escola e do Banco de Portugal para dinamizar esta importante iniciativa.

No jogo “Missão Blindada”, os alunos “tornaram-se” técnicos altamente especializados em cibersegurança e prevenção da fraude online. A sua missão era alertar os colaboradores das suas “empresas” para os riscos existentes, tais como e-mails fraudulentos, passwords pouco seguras ou telefonemas que visavam burlar o trabalhador e a empresa. Por cada falha de segurança, as suas “empresas” registavam um impacto financeiro negativo. No final, venceu a equipa que incorreu em menores perdas financeiras.

Campanha de educação financeira digital #ficaadica

A campanha #ficaadica é uma campanha de educação financeira digital promovida pelo Banco de Portugal desde 2018 que visa sensibilizar os jovens para os cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços bancários.

As dicas divulgadas no Portal do Cliente Bancário e no Instagram estão reunidas na brochura “5 dicas para ficares mais seguro online” preparada pelo Banco de Portugal.

O Banco de Portugal distribuiu exemplares da brochura da campanha pelas escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de todo o país e tem vindo a realizar sessões de sensibilização sobre esta temática nas escolas, com o apoio da sua rede regional.