Como detetar uma contrafação
As moedas de euro integram elementos de segurança altamente sofisticados que tornam o euro numa das moedas mais seguras do mundo.
Ainda que a estabilidade do euro o torne particularmente interessante para os contrafatores, o número de moedas contrafeitas detetadas representa uma proporção ínfima das moedas em circulação.
No entanto, uma moeda contrafeita não pode ser trocada por uma moeda genuína: quem aceitar uma moeda contrafeita como se de uma moeda autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor. Por esta razão, é importante saber reconhecer a autenticidade das moedas no momento em que são recebidas.
Se suspeitar da genuinidade de uma moeda de euro, confira os vários elementos de segurança (não se baseie apenas num deles) e, em caso de dúvida, compare-a com uma moeda que saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças.
Se mesmo assim ainda tiver dúvidas sobre a sua genuinidade, apresente a moeda suspeita numa das tesourarias do Banco de Portugal ou num balcão de uma instituição de crédito, onde lhe serão prestados todos os esclarecimentos.
Confira os elementos de segurança
Os elementos de segurança das moedas podem ser verificados facilmente. Basta tocar, observar a moeda e verificar as suas propriedades magnéticas (metodologia Tocar-Observar-Verificar).

Tocar
Ao toque, o relevo do desenho deverá contrastar fortemente com o resto da superfície da moeda.
Nas moedas de euro é possível verificar os motivos em relevo nas seguintes áreas:

Observar
Bordo: Cada uma das denominações apresenta um bordo com dimensão, espessura e formato específicos.
O serrilhado no bordo das moedas é saliente, bem definido e uniforme. Deve analisá-lo com a ajuda de uma lupa.


Inscrições no bordo: Com uma lupa, é possível verificar as inscrições presentes no bordo das moedas de 2 euros. O serrilhado presente no bordo deverá ser saliente, bem definido e uniforme.
As inscrições são carateres e/ou símbolos gravados no bordo das moedas, que variam consoante o Estado-Membro emissor.

Alinhamento do bordo: Se alinhar duas ou mais moedas de 2 euros com a mesma face nacional a inscrição presente no bordo também deverá estar alinhada.
Situação idêntica pode ser verificada nas moedas de 1 euro. Se alinhar duas ou mais moedas de 1 euro, independentemente da sua face nacional, os espaços serrilhados e os espaços lisos devem estar alinhados.

Micro dots: À lupa, a superfície do mapa das moedas de 1 e 2 euros deverá exibir um ligeiro picotado em toda a sua superfície. Os micro dots também estão presentes no primeiro desenho da face comum.
Verificar
Propriedades magnéticas: verifique, com o auxílio de um íman, as propriedades magnéticas de cada moeda:

Moedas de 1 e 2 euros: São ligeiramente magnéticas apenas no núcleo. O anel exterior não deve manifestar qualquer propriedade magnética.
Moedas de 10, 20 e 50 cêntimos: Não têm propriedades magnéticas.
Moedas de 1, 2 e 5 cêntimos: São fortemente magnéticas.
O que devo fazer se for confrontado com uma moeda falsa, contrafeita ou de cuja autenticidade suspeite?
A metodologia “Tocar – Observar – Verificar” é o procedimento adequado e eficaz para o público verificar a presença dos elementos de segurança e determinar a genuinidade da moeda. Não obstante, é possível que se depare com moedas suspeitas. Seguem-se algumas sugestões, em caso de dúvida quanto à autenticidade de uma moeda:
- Se tiver dúvidas quanto à autenticidade de uma moeda, não a aceite. Lembre-se de que as moedas falsas/contrafeitas não têm qualquer valor; por essa razão, se aceitar uma moeda falsa/contrafeita, não receberá qualquer compensação.
- Contacte o Banco de Portugal caso necessite de mais informação.
- Solicite educadamente outra moeda e assuma que a pessoa que lha apresentou está inocente. Informe-a de que poderá estar na posse de uma moeda suspeita de ser contrafeita e sugira-lhe que se dirija às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Em qualquer caso, nunca coloque em risco a sua segurança.
- Informe de imediato as autoridades policiais locais ou os serviços de segurança sobre o incidente.
- Procure fixar tanta informação quanto possível sobre a pessoa que lhe apresentou a moeda suspeita.
- Se considera que, por lapso, aceitou uma moeda contrafeita, não a recoloque em circulação. Colocar em circulação moeda contrafeita constitui um crime.
Entregue a moeda suspeita às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Se a moeda for verdadeira, receberá o respetivo valor de volta.
O Banco de Portugal realiza, gratuitamente, ações de informação presenciais sobre a genuinidade da moeda de euro. Saiba mais aqui sobre estas ações.