Está aqui

Intervenção da Administradora Helena Adegas na cerimónia de assinatura do Plano de Ação Conjunto entre o Instituto da Segurança Social dos Açores e o Banco de Portugal

Exmo. Senhor Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores,

Exma. Senhora Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA,

Minhas Senhoras e meus Senhores,

 

É um enorme prazer para mim estar presente, em representação do Banco de Portugal, nesta importante cerimónia.

Como é sabido, o Banco de Portugal atribui uma grande importância à promoção da literacia financeira, tendo desenvolvido, ao longo das últimas décadas, um conjunto de iniciativas de formação financeira orientadas para os segmentos mais carenciados e desprotegidos da população portuguesa.

A promoção da literacia financeira constitui uma prioridade estratégica para o Banco de Portugal, integrando o plano para o quinquénio 2021-25, à semelhança, aliás, dos planos anteriores.

Temos hoje aqui presentes, para a assinatura deste plano de ação pela parte do Banco de Portugal, os Diretores de dois departamentos que constituem a face mais visível do esforço que tem vindo a ser desenvolvido pelo Banco: a Dra. Maria Lúcia Leitão, Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental, e o Eng.º Pedro Marques, Diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria, responsável pela rede de agências e delegações regionais que possibilitam a aproximação às populações de todo o território português.

A Região Autónoma dos Açores assume particular relevância, pela sua característica insular, que requer um esforço acrescido para se contrariar e ultrapassar os efeitos da elevada fragmentação territorial.

Sabemos bem que os problemas de exclusão social e as carências de literacia financeira contribuem em muito para aumentar as vulnerabilidades da população e o risco de ocorrência de situações de sobre-endividamento.

A forma mais duradoura e eficaz para atacar este problema é a prevenção.

E a melhor prevenção consiste em dotar as populações mais vulneráveis de conhecimentos que lhes permitam proteger-se, antecipar o futuro e resistir a falsas soluções, que podem parecer atrativas no imediato, mas que acabam por revelar-se autênticas armadilhas.

A assinatura deste plano de ação conjunto entre o Governo Regional, o Instituto de Segurança Social dos Açores e o Banco de Portugal, constitui um marco importante para a prossecução deste objetivo.

Esperamos assim contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população portuguesa e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros responsáveis, que lhes permitam uma melhor gestão das finanças pessoais e, consequentemente, das suas vidas.

Muito obrigada.