Está aqui

1.ª Conferência da Central de Balanços do Banco de Portugal - Lisboa

10 jan. 2011
16.00
Lisboa

A Conferência tem como tema principal:
"A informação como elemento chave para enfrentar os desafios que se colocam às empresas portuguesas na actual conjuntura económica nacional e internacional"

 

A Central de Balanços do Banco de Portugal é uma base de dados de informação económica e financeira sobre as empresas portuguesas, baseada em dados contabilísticos anuais e trimestrais. A Central de Balanços foi criada em 1983, beneficiando o Banco de Portugal de uma longa experiência na gestão desta actividade, o que explica que tenha sido um dos principais impulsionadores da IES - Informação Empresarial Simplificada, que passou a ser, a partir de 2006, a fonte de informação utilizada sobre as contas anuais das empresas.

A Central de Balanços proporciona às empresas um conjunto de informação útil para a gestão e enquadramento no respectivo sector de actividade económica, destacando-se a disponibilização dos Quadros da Empresa e do Sector contendo as principais variáveis da Demonstração dos Resultados, do Balanço Funcional, do Mapa de Origens e de Aplicações de Fundos e um conjunto vasto de rácios económico-financeiros para as empresas portuguesas e para as empresas de outros países europeus.

A Central de Balanços tem-se revelado, igualmente, útil para um leque alargado de utilizadores, com destaque para o sistema financeiro, que utiliza os indicadores desta Central, em conjunto com outras fontes de informação, nomeadamente a Central de Responsabilidades de Crédito gerida pelo Banco de Portugal, nos respectivos sistemas de gestão e avaliação do risco de crédito. A Central de Balanços permite, ainda, dotar o Banco de Portugal de dados relevantes para a prossecução das suas funções, nomeadamente a elaboração de estatísticas, a análise de estabilidade financeira e a realização de estudos sobre a economia portuguesa.

 

Programa

10 de Janeiro de 2011  |  16.00 - 19.00

 

Pedidos de esclarecimentos adicionais podem ser enviados por correio electrónico para o endereço conferenciasdde@bportugal.pt.

 

Localização

A Conferência realiza-se no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Campus de Campolide
1099-085 Lisboa 
Telef. 213 715 600

Informações úteis

Transportes
Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 16, 718, 726, 742, 758 

Coordenadas Geográficas
Latitude N 38 44.031
Longitude W 9 09.611

Documentação

As Estatísticas do Banco de Portugal, a Economia e as Empresas (pdf) - 196 Kb
Intervenção de Teodora Cardoso, Administradora do Banco de Portugal 

Indicadores económico-financeiros da empresa e do sector (pdf) - 956 Kb
Intervenção de Ana Margarida de Almeida, Directora-Adjunta do Departamento de Estatística do Banco de Portugal 

Utilização da Cental de Balanços na carcterização do tecido empresarial português(pdf) - 1 219 Kb
Intervenção de Homero Gonçalves, Coordenador de Núcleo de Análise Sectorial do Departamento de Estatística do Banco de Portugal 

Estatísticas e outros serviços do Banco de Portugal com utilidade para as empresas portuguesas(pdf) - 2 878 Kb
Intervenção de João Cadete de Matos, Director do Departamento de Estatística do Banco de Portugal
 
As Empresas e o crescimento económico
Intervenção de Carlos da Silva Costa, Governador do Banco de Portugal