Skip to content

Search

Informação sobre empresas

O Banco de Portugal publica um conjunto alargado de informação económico-financeira sobre as empresas em Portugal. 

Além da informação estatística que divulga no portal BPstat, o Banco oferece duas ferramentas que o ajudarão a compreender melhor o desempenho da sua empresa: 

 

Quadros do setor

Qualquer pessoa pode consultar online indicadores económico-financeiros das empresas em Portugal.

Esta informação é divulgada nos quadros do setor. Nestes quadros, é possível analisar, de forma interativa, um conjunto de indicadores económico-financeiros para os vários setores de atividade económica. Os indicadores estão disponíveis desde 2006 e são atualizados anualmente.

 

É fácil obter informação!

Aceda aos quadros do setor e selecione o ano para o qual pretende consultar informação, o setor de atividade económica e, na classe de dimensão, escolha se prefere obter dados para todas as empresas ou para uma classe de dimensão específica. Depois, clique em “atualizar”.

Nos painéis disponíveis no lado esquerdo do ecrã, explore os vários indicadores, que se encontram agrupados por temas: atividade e rendibilidade, liquidez e tesouraria, fluxos de caixa, fontes de financiamento, risco, balanço (estrutura), comparação regional e comparação internacional, entre outros. 

No final da consulta, pode escolher fazer o download de um relatório em pdf ou exportar os dados para excel. O relatório apresenta um conjunto mais alargado de indicadores do que os apresentados nos painéis, para um período de cinco anos, e o ficheiro excel apresenta informação adicional.

 

Ficou com dúvidas?

Para saber mais sobre conceitos, definições e indicadores, consulte o separador “Informação auxiliar” dos quadros do setor ou o manual metodológico .

Se permanecer com dúvidas, contacte o Banco de Portugal, enviando um e-mail para [email protected]

 

Quadros da empresa e do setor

Se é empresário, pode consultar, no site do Banco de Portugal, os quadros da empresa e do setor relativos à sua empresa. 

Os quadros da empresa e do setor permitem-lhe comparar os indicadores económico-financeiros da sua empresa com os do setor de atividade em que está inserida e com os de outros setores de atividade e classes de dimensão. 

 

É fácil obter informação

Para consultar os quadros da empresa e do setor, autentique-se na "Área de empresa” do site do Banco de Portugal com as mesmas credenciais com que acede ao Portal das Finanças.

Após a autenticação, aceda aos quadros da empresa e do setor e selecione o ano para o qual pretende consultar a informação.

O setor de atividade económica apresentado é o da empresa em análise, mas pode selecionar outros setores de atividade. Pode ainda obter dados para todas as empresas ou para uma classe de dimensão. Depois, clique em “atualizar”.

Nos painéis disponíveis no lado esquerdo do ecrã, explore os vários indicadores, que se encontram agrupados por temas: posicionamento da empresa, atividade e rendibilidade, liquidez e tesouraria, fluxos de caixa, fontes de financiamento, risco, balanço (estrutura), comparação regional e comparação internacional, entre outros. 

No painel de posicionamento da empresa, pode ver como é que a sua empresa compara com as outras empresas do setor para cada um dos indicadores económico-financeiros apresentados.

No final da consulta, pode fazer o download de um relatório em pdf ou exportar os dados para excel. O relatório apresenta um conjunto mais alargado de indicadores do que os apresentados nos painéis, para um período de cinco anos, e o ficheiro excel apresenta indicadores adicionais, incluindo informação da empresa, do setor e da classe de dimensão selecionados.