Nome vulgarmente atribuído ao conjunto dos bancos do sistema financeiro de um país ou de um determinado território
GlossaryBilingual glossary
Serviços bancários aos quais um cliente de uma instituição financeira pode aceder através de telefone, televisão, terminal ou computador pessoal para ligação ao computador central da instituição.
Que pertence ao sector de actividade económica da banca. Também se chama bancário a um indivíduo que trabalha no sector da banca
Instituição de crédito cuja actividade consiste na realização de operações financeiras e na prestação de serviços financeiros, dos quais, os mais comuns são a concessão de crédito e o recepção de depósitos dos clientes, que remunera.
Composto por duas instituições de apoio ao desenvolvimento, o International Bank for Reconstruction and Development (IBRD) e a International Development Association (IDA), é uma das principais fontes de assistência técnica e financeira aos países em desenvolvimento. Tem actualmente 185 países membros.
Elemento de segurança presente nas notas de 5, 10 e 20 euros, e que consiste numa banda laminada de efeito difractivo que mede aproximadamente 8 mm de largura e encontra-se na frente da nota do lado direito, a toda a sua altura.
Elemento de segurança presente no verso das notas de 5, 10 e 20 euros. Banda de cor neutra que brilha quando a nota é inclinada. Contém inscrições: símbolo do euro e o valor da nota.
Dispositivo electrónico de segurança no verso do cartão que contém informação associada ao titular, entidade emitente e tipo de cartão. Normalmente permite apenas a leitura dos elementos nela constantes.
O subsector «Banco Central» agrupa todas as sociedades e quase-sociedades financeiras cuja função principal consiste em emitir moeda, manter a estabilidade externa e interna do valor da moeda nacional, e gerir a totalidade ou parte das reservas internacionais do país.
Banco Central Europeu. O BCE assegura que as atribuições cometidas ao Eurosistema e ao SEBC sejam executadas, quer através das suas próprias actividades, quer através dos bancos centrais nacionais, nos termos dos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do Banco Central Europeu. Goza de personalidade jurídica própria. É governado pelo Conselho do BCE e pela Comissão Executiva e, enquanto terceiro órgão de decisão, pelo Conselho Geral.
Bancos Centrais Nacionais dos Estados Membros, em conformidade com o disposto no Tratado que institui a Comunidade Europeia.
Entidade à ordem da qual o cheque é emitido; Entidade indicada pelo ordenante de uma transferência a crédito como receptor dos fundos a transferir.
Bank International Code. Corresponde a um padrão da SWIFT internacionalmente utilizado como código de identificação de instituições bancárias.
Títulos de dívida pública de curto prazo emitidos a desconto.
Método de identificação do detentor do instrumento de pagamento ou do utilizador do sistema através da impressão digital, reconhecimento de voz ou leitura da íris.
Bank for International Settlements – Banco de Pagamentos Internacionais. Organização internacional que visa a promoção da cooperação monetária e financeira internacional. Considerado “o banco dos bancos centrais”, constitui um fórum privilegiado para discussão ao mais alto nível de questões relativas ao sistema financeiro internacional e ao papel dos bancos centrais.
Sistema de acesso online através da Internet à Base de Dados Estatística Interactiva do Banco de Portugal, possibilitando a difusão de estatísticas relevantes sobre a economia portuguesa. O seu objectivo principal consiste em facultar um acesso fácil e célere às séries estatísticas produzidas pelo Banco de Portugal e aos principais dados estatísticos e indicadores económicos da responsabilidade de outras instituições. São colocadas à disposição dos utilizadores deste serviço diversas funcionalidades e modalidades de exploração da informação estatística.