Está aqui

BCE efetua consulta sobre uma nova taxa de juro overnight sem garantia expressa em euros (até 12 de jan.)

  • BCE solicita comentários sobre as principais caraterísticas de uma nova taxa de juro overnight sem garantia
  • A consulta termina às 17:00 (hora da Europa Central), de 12 de janeiro de 2018 

O Banco Central Europeu (BCE) vem hoje solicitar comentários por parte dos participantes no mercado e de todas as outras partes interessadas sobre as principais caraterísticas de uma nova taxa de juro overnight sem garantia. Através desta consulta, o BCE pretende recolher as opiniões das partes interessadas no que respeita às principais caraterísticas da taxa e ao calendário da sua publicação. O documento de consulta apresenta uma visão global dos fatores que suportam a decisão do BCE de publicar uma taxa overnight sem garantia, bem como as perguntas da consulta respeitantes às caraterísticas constitutivas desta taxa.

A consulta vem na sequência da decisão do BCE, anunciada em 21 de setembro de 2017, de criar uma taxa de juro overnight sem garantia com base em dados já ao dispor do Eurosistema. A taxa de juro será um complemento às taxas de referência existentes produzidas pelo setor privado e servirá de taxa de referência alternativa (backstop reference rate). Esta consulta constitui um primeiro passo. Seguir-se-á uma segunda consulta sobre a metodologia, numa fase posterior do processo.

Convidamos as partes interessadas a apresentar respostas à presente consulta até às 17:00 (hora da Europa Central), de 12 de janeiro de 2018. As respostas deverão ser enviadas por correio eletrónico para ECB-overnight-rate@ecb.europa.eu. Será publicado um resumo das principais respostas.

 

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar William Lelieveldt, tel.: +49 69 1344 7316.

 

Tags