Está aqui

Trabalha com notas e moedas? O Banco de Portugal explica-lhe como detetar contrafações

Conheça as novas ferramentas de e-learning do Banco de Portugal e aprenda a identificar notas e moedas contrafeitas.

O Banco de Portugal reformulou as suas ferramentas de e-learning sobre as notas e as moedas de euro. As novas ferramentas estão disponíveis no site do Banco de Portugal, em https://www.bportugal.pt/page/formacao.

O conhecimento sobre as caraterísticas técnicas e os elementos de segurança das notas e das moedas de euro é fundamental para que os cidadãos e, em especial, os profissionais que trabalham com numerário consigam identificar contrafações e, desta forma, seja preservada a confiança do público no euro, uma das missões do Banco de Portugal.

Para apoiar todos aqueles que profissionalmente operam com notas e moedas, o Banco de Portugal desenvolveu duas ferramentas de e-learning, que agora reformulou e disponibiliza a todos os utilizadores no site institucional. Estes conteúdos fazem parte das ações de formação em formato e-learning que os profissionais das instituições de crédito têm de frequentar para estarem habilitados a trabalhar com numerário.

A qualidade das ferramentas de e-learning sobre notas e moedas é reconhecida, respetivamente, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela Comissão Europeia. O e-learning das notas é disponibilizado também no site do BCE e foi adotado pelos bancos centrais de Malta e Itália. No caso das moedas, a ferramenta já foi requisitada e será colocada à disposição de bancos centrais nacionais e polícias científicas de 11 países da área do euro.

Convidamo-lo a conhecer o e-learning e a testar os seus conhecimentos sobre as caraterísticas e os elementos de segurança das moedas de euro em https://www.bportugal.pt/page/formacao.