Está aqui

Tomada de posse dos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal

No dia 6 de novembro, tomaram posse o novo presidente e os novos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal. A cerimónia decorreu na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

Óscar Manuel Machado de Figueiredo, que exercia funções como vogal do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal desde 2019, foi reconduzido para um novo mandato de três anos, a contar do termo do mandato anterior, e foi designado como presidente deste órgão, com efeitos a partir de 1 de novembro de 2023.

Foram ainda designados para o Conselho de Auditoria do Banco de Portugal Maria Albertina Barreiro Rodrigues e Alexandre Jaime Boa-Nova e Moreira dos Santos, igualmente com efeitos a partir de 1 de novembro de 2023.

A nova composição do Conselho de Auditoria consta do Despacho n.º 11174/2023, de 27 de outubro de 2023, do Secretário de Estado das Finanças, publicado no Diário da República, Série II, n.º 212/2023, de 2 de novembro de 2023.

 

Sobre o Conselho de Auditoria do Banco de Portugal

O Conselho de Auditoria acompanha o funcionamento do Banco de Portugal e o cumprimento das leis e regulamentos que lhe são aplicáveis, examina as situações periódicas apresentadas pelo Conselho de Administração do Banco de Portugal durante a sua gerência e emite parecer acerca do orçamento, do balanço e das contas anuais de gerência, entre outras atribuições.

Este órgão é constituído por três membros, designados pelo membro do Governo responsável pela área das Finanças para um mandato de três anos, renovável por uma vez e por igual período.