Está aqui

Sustentabilidade. Banco de Portugal apresenta visão e prioridades para 2022–2025

O Banco de Portugal publicou hoje o documento “Agir pela Sustentabilidade”. O documento apresenta a visão e as prioridades do Banco de Portugal para os próximos quatro anos na promoção da sustentabilidade ambiental, social e de governação (ESG, na sigla inglesa), enquanto matérias que relevam para o desempenho da sua missão na salvaguarda da estabilidade financeira e na manutenção da estabilidade de preços.

O documento vem dar continuidade e aprofundar o “Compromisso do Banco de Portugal com a Sustentabilidade e o Financiamento Sustentável”, divulgado em março de 2020 e que abrangeu o período 2020–2021.

Partindo de um enquadramento sobre a sustentabilidade ESG, é apresentado um balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo Banco de Portugal nestas matérias e descrita a abordagem seguida pela comunidade de bancos centrais. No Banco de Portugal, os trabalhos desenvolvidos têm privilegiado as preocupações ambientais, uma vez que estes fenómenos — e, em particular, as alterações climáticas — constituem uma importante fonte de risco para o balanço das instituições financeiras e têm implicações macroeconómicas potencialmente relevantes para a condução da política monetária. O documento agora publicado reconhece igualmente a relevância dos restantes dois pilares: o social e o de governação.

As prioridades do Banco de Portugal em matéria de sustentabilidade (“eixos de atuação prioritária”) são identificadas tendo em consideração as prioridades estratégicas, mais latas, do Banco de Portugal para os próximos quatro anos, constantes do Plano Estratégico 2021-2025 . Os eixos de atuação prioritária são três:

  • Integrar os riscos climáticos nas missões do Banco de Portugal;
  • Reforçar a sustentabilidade ESG na gestão interna;
  • Promover a consciência ESG dos trabalhadores e interlocutores externos.

Para cada um destes eixos e sob o mote “Agir pela Sustentabilidade”, o documento explica quais as iniciativas que o Banco de Portugal se compromete a desenvolver.

Os resultados alcançados serão reportados anualmente no Relatório do Conselho de Administração.