- Select your idiom:
- PT
- EN
Setor financeiro. NGFS divulga documento sobre lacunas de dados relativos às alterações climáticas
A Central Banks and Supervisors' Network for Greening the Financial System (NGFS) divulgou hoje o documento “Progress report on bridging data gaps”.
A divulgação deste documento faz parte de um projeto, mais abrangente, de análise das necessidades e das lacunas de dados sobre as alterações climáticas. Os dados em causa destinam-se a ser usados pelo setor financeiro, incluindo por bancos centrais e autoridades de supervisão, na avaliação dos riscos climáticos e na promoção do “financiamento verde”.
O documento agora publicado define os tipos de dados necessários, aborda a disponibilidade, a fiabilidade e a comparabilidade dos dados e identifica outros elementos relevantes, como standards, taxonomias, rótulos e métricas. Foi elaborado a partir de uma revisão sistemática da literatura, de contactos com parceiros relevantes e da realização de dois seminários restritos com instituições financeiras.
Nas próximas fases do projeto, a NGFS verificará a disponibilidade dos dados identificados, identificará as fontes e as limitações de acesso às fontes, e definirá orientações e recomendações para colmatar as lacunas de dados.
Sobre a NGFS
A NGFS é uma rede global de bancos centrais e autoridades de supervisão, criada em dezembro de 2017 para promover a gestão dos riscos ambientais no setor financeiro, em especial os riscos associados às alterações climáticas, e apoiar a transição para uma economia mais sustentável, através da expansão do "financiamento verde". A rede conta atualmente com 90 membros e 14 observadores, de países que representam os cinco continentes e mais de 75% das emissões globais de gases com efeito de estufa, supervisionando a totalidade dos bancos com importância sistémica e cerca de dois terços das seguradoras com o mesmo estatuto.
O Banco de Portugal aderiu à NGFS em dezembro de 2018, afirmando assim o seu compromisso em contribuir, no âmbito do seu mandato, para o esforço global de promoção dos objetivos ambientais e, em particular, de resposta às alterações climáticas. O Banco participou na elaboração do documento hoje divulgado, à semelhança do que tem sucedido relativamente aos outros documentos técnicos que a rede vem produzindo.