Está aqui

Rede internacional para a responsabilidade ambiental no setor financeiro realizou a sua reunião anual

O Banco de Portugal participou pela primeira vez na reunião anual da Central Banks and Supervisors Network for Greening the Financial System (NGFS), realizada a 16 de abril, em Paris. Criada em dezembro de 2017 para promover a gestão dos riscos ambientais no setor financeiro e apoiar a transição da economia global para patamares superiores de sustentabilidade, esta organização passou a ter o Banco como membro em dezembro de 2018, sendo a representação assegurada pelo Administrador Luís Laginha de Sousa.

Formada numa base voluntária, com vista à partilha de experiências e disseminação de melhores práticas, a NGFS abrange presentemente um total de 36 membros e seis observadores, correspondentes a mais de cinco vezes o número de membros fundadores. Entre os atuais participantes, de todos os continentes, contam-se o Banco Central Europeu e 16 bancos centrais nacionais integrantes do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC).

A Network divulgou também o seu primeiro relatório anual de progresso, no qual reconhece que os riscos associados às alterações climáticas constituem uma fonte de risco financeiro. Apresenta ainda um conjunto de seis recomendações dirigidas a bancos centrais e supervisores, mas também a outros decisores públicos. Os membros da NGFS manifestaram, deste modo, o seu empenho coletivo em contribuir, no âmbito dos seus mandatos, para o esforço global de combate ao impacto negativo das alterações climáticas, uma das principais questões na agenda internacional. O relatório, assim como um conjunto de outros documentos, está disponível aqui.