Está aqui

Portugal é o único país a emitir uma moeda comemorativa dos 75 anos da ONU

Portugal é o único país a assinalar os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) com a emissão de uma moeda comemorativa, entre os 193 Estados-membros da ONU. Em causa está uma moeda corrente com o valor facial de dois euros que já pode ser usada para fazer pagamentos em toda a área do euro. 

Esta iniciativa resulta da colaboração entre o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e o Banco de Portugal, que partilham os mesmos princípios de promoção da paz, da igualdade de direitos, do multiculturalismo e do combate às alterações climáticas.

Para assinalar o 75º aniversário das Nações Unidas e a emissão da moeda comemorativa, o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, inaugura esta quarta-feira, 21 de outubro, a exposição Construindo o Nosso Futuro Juntos: a moeda comemorativa dos 75 anos da Organização das Nações Unidas, que pode ser visitada até 24 de janeiro de 2021.

A moeda “75 Anos da Organização das Nações Unidas” é assinada pelo ilustrador André Letria. A INCM emitiu 500 mil exemplares, o número máximo possível para uma moeda corrente comemorativa, que o Banco de Portugal está a colocar em circulação desde 7 de outubro. 

 

Moeda comemorativa dos 75 anos da ONU