Está aqui

Nota de informação sobre a entrada em funcionamento do sistema de troca de imagens electrónicas de cheques

O Banco de Portugal informa que entrou em funcionamento ontem, 27 de Outubro de 2003, o sistema de troca de imagens electrónicas de cheques entre instituições financeiras, o qual substitui a actual troca física realizada nos centros de compensação. Esses centros têm funcionado em instalações do Banco de Portugal em Lisboa, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo e serão encerrados no próximo dia 31 de Outubro.

O sistema de troca de imagens, inovador a nível mundial e primeiro do género a funcionar na União Europeia, permite aos participantes maior eficiência e racionalização do circuito de depósito e cobrança de cheques, utilizando novas tecnologias de imagem, como o reconhecimento inteligente de caracteres (ICR) e a conferência electrónica de assinaturas. Deste modo, a compensação de cheques e outros documentos trocados no sistema de compensação passou a funcionar numa base totalmente electrónica, dispensando completamente a circulação do papel.

O novo sistema foi desenvolvido pela SIBS, pelas instituições participantes na compensação de cheques e pelo Banco de Portugal, que é a entidade responsável por regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento do SICOI – Sistema de Compensação Interbancária e, de um modo geral, dos sistemas de pagamentos em Portugal.

Lisboa, 28 de Outubro de 2003