Está aqui

Nota de informação estatística - Taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos – fevereiro de 2021

O Banco de Portugal publica hoje, no BPstat, as estatísticas de taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos de sociedades não financeiras e de particulares, relativas a fevereiro de 2021.

Taxas de juro de novas operações de empréstimos

A taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras diminuiu 45 pontos base (pb) face a janeiro, para 1,71%. Para esta descida terão contribuído as linhas de crédito associadas à pandemia de COVID-19.

Por segmento, a taxa de juro das operações abaixo de 1 milhão de euros diminuiu 47 pb, para 1,95%, e a taxa das operações acima de 1 milhão de euros decresceu 42 pb, para um novo mínimo histórico de 1,28% (Gráfico 1)

Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média, em fevereiro, desceu 1 pb, para 0,76%, o que estabelece um novo mínimo histórico, pelo sétimo mês consecutivo (Gráfico 2).

No crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram de 6,43% (6,56% em janeiro) e de 3,20% (3,66% em janeiro), respetivamente.

 

Em fevereiro de 2021, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação, consumo e outros fins totalizaram 999 milhões, 284 milhões e 190 milhões de euros, respetivamente (Gráfico 3).

Taxas de juro de novas operações de depósitos

A taxa de juro média dos novos depósitos, até um ano, de sociedades não financeiras foi de 0,05%, mais 1 pb do que em janeiro (Gráfico 4).

Nos novos depósitos de particulares, até um ano, a taxa de juro média desceu 1 pb, para 0,06%, atingindo um novo mínimo histórico (Gráfico 5).

Próxima atualização: 6 mai. 2021