Nota de Informação Estatística - Estatísticas das empresas da central de balanços 1.º trimestre de 2019
O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.19 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas das empresas da central de balanços relativas ao primeiro trimestre de 20191.
No primeiro trimestre de 2019, a rendibilidade bruta do ativo (EBITDA2 / total do ativo) das empresas não financeiras foi de 7,8%, menos 0,1 pontos percentuais (pp) face ao trimestre anterior. A rendibilidade das empresas privadas decresceu para a generalidade dos setores de atividade económica, com exceção das sedes sociais e dos transportes e armazenagem, que apresentaram aumentos de 0,4 e 0,2 pp, respetivamente, e do setor dos outros serviços, cuja rendibilidade não se alterou face ao trimestre anterior. As empresas públicas3 apresentaram uma redução da rendibilidade de 0,1 pp. Por classe de dimensão, a rendibilidade das PME4 reduziu 0,1 pp, para 7,1%, e a das grandes empresas decresceu 0,2 pp, para 9,9%.

A autonomia financeira (capital próprio / total do ativo) foi de 38,4%, o que corresponde a um aumento de 0,5 pp face ao final de 2018 (Gráfico 1). Este aumento foi transversal a todos os setores de atividade económica. O peso dos financiamentos obtidos no total do ativo diminuiu 0,1 pp, para 33,7% no final do primeiro trimestre do ano.

O custo do financiamento (juros suportados / financiamentos obtidos) foi de 2,7%, 0,3 pp inferior ao verificado no período homólogo (Gráfico 2). Todos os setores de atividade, com exceção dos transportes e armazenagem, apresentaram uma redução do custo do financiamento, por comparação com o período homólogo. Naquele setor, o custo do financiamento aumentou 0,1 pp no mesmo período.
O rácio de cobertura de juros suportados (EBITDA / juros suportados) situou-se em 8,4, o que corresponde a um aumento de 1,1 face ao período homólogo (Gráfico 2). As empresas públicas registaram uma redução de 1,0 neste indicador, o que se traduziu num maior nível de pressão financeira. As empresas privadas apresentaram uma redução do nível de pressão financeira para todos os setores de atividade económica e classe de dimensão.
Próxima atualização: 16 out. 2019
Notas
1 O cálculo dos indicadores trimestrais utiliza: (i) para as variáveis do balanço, valores médios do ano terminado no trimestre; (ii) para as variáveis da demonstração dos resultados, o valor do ano terminado no trimestre. Para o cálculo da estrutura do financiamento consideram-se valores em final de trimestre.
2 Resultado antes de depreciações e amortizações, juros suportados e impostos.
3 Empresas públicas não incluídas no setor das administrações públicas.
4 Micro, pequenas e médias empresas.