Está aqui

Nota de Informação Estatística – Endividamento do setor não financeiro - outubro de 2020

O Banco de Portugal publica hoje, nos quadros A.20 e A.21 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas do endividamento do setor não financeiro (posições em final de período e taxas de variação anual, respetivamente) relativas a outubro de 2020.

Posições em final de período

Em outubro de 2020, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 739,9 mil milhões de euros, dos quais 337,2 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 402,7 mil milhões de euros ao setor privado.

Relativamente a setembro de 2020, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,9 mil milhões de euros. Este aumento deveu-se integralmente ao acréscimo do endividamento do setor público (Gráfico 1).

O incremento do endividamento do setor público refletiu-se, sobretudo, no crescimento do endividamento face ao setor financeiro (1,5 mil milhões de euros) e face às próprias administrações públicas (0,7 mil milhões de euros). Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior (0,2 mil milhões de euros) (Gráfico 2).

O endividamento do setor privado praticamente não se alterou, com a redução do endividamento das empresas face ao setor financeiro (0,7 mil milhões de euros) a ser compensada pelo aumento do endividamento das empresas face ao exterior (0,4 mil milhões de euros), e pelo acréscimo do endividamento dos particulares perante o setor financeiro (0,2 mil milhões de euros).

Taxas de variação anual (1)

Em outubro de 2020, a taxa de variação anual (tva) do endividamento total das empresas privadas foi de 2,1%, mais 0,1 pontos percentuais (pp) do que o verificado no mês anterior. A tva do endividamento total dos particulares aumentou 0,1 pp, para 1,0%.

Próxima atualização: 21 jan. 2021


Notas

(1) As taxas de variação anual do endividamento pretendem aferir a evolução do endividamento total (incluindo empréstimos, títulos de dívida e créditos comerciais) captado pelo setor privado não financeiro junto dos restantes setores institucionais (informação em base consolidada). As tva são calculadas com base num índice construído a partir de transações derivadas, isto é, variações de posições em fim de período corrigidas de reclassificações, abatimentos ao ativo, reavaliações cambiais e de preço e de outras variações que não sejam devidas a transações financeiras.