Nota de Informação Estatística – Endividamento do setor não financeiro - junho de 2019
O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.20 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a junho de 2019.
Os valores hoje publicados incorporam a revisão da dívida pública. Esta revisão resulta de uma alteração metodológica no registo dos juros capitalizados dos certificados de aforro, conforme referido na Nota de Informação Estatística publicada a 5 de agosto de 2019. A alteração em questão conduziu a uma revisão em alta do endividamento do setor não financeiro, mas não alterou sua variação.
No final do primeiro semestre de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 730,0 mil milhões de euros, dos quais 328,9 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 401,1 mil milhões de euros ao setor privado.
Relativamente ao final de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou 8,6 mil milhões de euros. Este aumento resultou do incremento de 7,2 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 1,5 mil milhões de euros no endividamento do setor privado (Gráfico 1).
A subida do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do acréscimo do endividamento face às administrações públicas e ao setor não residente, que foi parcialmente compensado pela diminuição do endividamento face ao setor financeiro (Gráfico 2).
Para o crescimento do endividamento do setor privado contribuiu, principalmente, o acréscimo de 1,4 mil milhões de euros do endividamento das empresas, o qual refletiu o aumento do financiamento face ao setor financeiro e ao exterior, mas que foi parcialmente compensado pela diminuição do endividamento junto das empresas e dos particulares.


Próxima atualização: 19 set. 2019