Nota de Informação Estatística – Endividamento do setor não financeiro - julho de 2019
O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.20 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a julho de 2019.
Em julho de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 728,7 mil milhões de euros, dos quais 327,8 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 400,8 mil milhões de euros ao setor privado.
Relativamente a junho de 2019, o endividamento do setor não financeiro diminuiu 1,3 mil milhões de euros. Esta redução decorreu do decréscimo de 1,0 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 0,3 mil milhões de euros no endividamento do setor privado (Gráfico 1).
A diminuição do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do decréscimo do endividamento face às administrações públicas e ao exterior, que foi parcialmente compensado pelo aumento do endividamento face ao setor financeiro e às empresas (Gráfico 2).
No setor privado, observou-se uma redução do endividamento das empresas privadas face ao setor financeiro (0,7 mil milhões de euros), parcialmente compensada pelo acréscimo do endividamento face ao exterior (0,5 mil milhões de euros). Os particulares registaram, no essencial, uma diminuição do endividamento face ao setor financeiro (0,1 mil milhões de euros).


Próxima atualização: 21 out. 2019