Nota de Informação Estatística - Empréstimos e depósitos bancários – setembro de 2019
O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.9 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de sociedades não financeiras e de particulares relativas a setembro de 2019.

Empréstimos
Em setembro de 2019, os empréstimos concedidos pelos bancos a sociedades não financeiras apresentaram uma taxa de variação anual (tva) de 1,0%, não apresentando alterações face ao mês anterior (Gráfico 1). Nas empresas exportadoras privadas, a tva foi de 0,2%, mais 0,2 pontos percentuais (pp) do que o observado em agosto.

A tva dos empréstimos a particulares para habitação foi de 0,7%, menos 0,1 pp do que o registado no mês anterior (Gráfico 2). Os empréstimos a particulares para consumo apresentaram uma tva de 7,2%, que compara com 7,1% em agosto (Gráfico 2).
Para o conjunto da área do euro, a tva dos empréstimos a sociedades não financeiras foi de 2,9%, depois de, em agosto, se ter situado em 3,5%. As tva dos empréstimos a particulares, nas finalidades habitação e consumo, foram, respetivamente, de 3,6% e 6,2%, valores que comparam com 3,6% e 6,0%, registados em agosto.
A partir desta publicação, as taxas de variação anual publicadas no quadro A.9 deixam de ser ajustadas de operações de titularização em que os empréstimos saem do balanço dos bancos1.

Depósitos de particulares
Os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 148,0 mil milhões de euros no final de setembro. A tva foi de 4,1%, menos 0,1 pp do que o observado em agosto (Gráfico 3).
Na área do euro, a tva dos depósitos de particulares foi de 5,5% em setembro, valor abaixo dos 5,7% registados no mês anterior.
Próxima atualização: 10 dez. 2019
Nota
1 O Banco de Portugal publica no novo BPstat, no subdomínio do Balanço das Instituições Financeiras Monetárias, as taxas de variação anual ajustadas de operações de titularização desreconhecidas (em que os empréstimos saem do balanço dos bancos) e de vendas de carteiras de empréstimos.