Está aqui

Nota de Informação Estatística – Emissões de títulos - setembro de 2020

O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.25 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas de emissões de títulos de dívida e de ações relativas a setembro de 2020.

Em setembro de 2020, as emissões líquidas (emissões brutas deduzidas de amortizações) de títulos por residentes foram negativas em 0,6 mil milhões de euros. Este valor resulta essencialmente das emissões líquidas negativas de títulos de dívida emitidos por sociedades não financeiras, em 0,5 mil milhões de euros. As administrações públicas registaram emissões líquidas de títulos de dívida próximas de zero em resultado da emissão de dívida de longo prazo no valor de 0,9 mil milhões e da amortização de bilhetes do tesouro em montante idêntico. (Gráficos 1 e 2).

O saldo de títulos emitidos por residentes totalizou 472,8 mil milhões de euros, menos 1,5 mil milhões de euros do que em agosto (Gráfico 3). Esta redução deveu-se, sobretudo, à desvalorização de ações emitidas por sociedades não financeiras, que foram parcialmente compensadas pela valorização dos títulos de dívida pública (Gráfico 4).

Próxima atualização: 10 dez. 2020