Nota de Informação Estatística – Emissões de títulos - outubro de 2020
O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.25 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas de emissões de títulos de dívida e de ações relativas a outubro de 2020.
Em outubro de 2020, as emissões líquidas (emissões brutas deduzidas de amortizações) de títulos por residentes foram positivas em cerca de 1,3 mil milhões de euros. Este valor resulta essencialmente das emissões líquidas positivas de 1,6 mil milhões de euros de títulos de dívida das administrações públicas. Pelo contrário, as sociedades não financeiras registaram emissões líquidas negativas em cerca de 0,4 mil milhões de euros. (Gráficos 1 e 2).


O saldo de títulos emitidos por residentes totalizou 473,4 mil milhões de euros, mais 0,6 mil milhões de euros do que em setembro (Gráfico 3). Este aumento deveu-se, sobretudo, às emissões líquidas positivas e à valorização de títulos de dívida emitidos por administrações públicas, que foram parcialmente compensadas pela desvalorização de títulos de capital emitidos por sociedades não financeiras (Gráfico 4).


Próxima atualização: 11 jan. 2021