Nota de Informação Estatística – Emissões de títulos - março de 2020
O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.25 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas de emissões de títulos de dívida e de ações relativas a março de 2020.
Em março de 2020, as emissões líquidas (emissões brutas deduzidas de amortizações) de títulos por residentes foram positivas em cerca de 1,8 mil milhões de euros. Este valor resulta, essencialmente, das emissões líquidas positivas de títulos de dívida das sociedades financeiras e não financeiras (Gráficos 1 e 2).


O saldo de títulos emitidos por residentes totalizou 447 mil milhões de euros, menos 10,9 mil milhões de euros do que em fevereiro (Gráfico 3). Esta redução deveu-se, sobretudo, às desvalorizações das ações cotadas emitidas pelas sociedades não financeiras e dos títulos de dívida emitidos pelas administrações públicas (Gráfico 4). Essas desvalorizações devem refletir os efeitos da pandemia COVID-19 nos mercados financeiros.


Próxima atualização: 8 jun. 2020
A partir do próximo mês a publicação das estatísticas de títulos será antecipada em aproximadamente dois dias úteis. Com esta antecipação pretende-se que os utilizadores destas estatísticas tenham acesso mais rápido à informação relevante sobre a emissão de títulos.