Está aqui

Nota de Informação Estatística – Emissões de títulos - agosto de 2020

O Banco de Portugal publica hoje, no quadro A.25 do Boletim Estatístico e no BPstat, as estatísticas de emissões de títulos de dívida e de ações relativas a agosto de 2020.

Em agosto de 2020, as emissões líquidas (emissões brutas deduzidas de amortizações) de títulos por residentes foram positivas em cerca de 3,3 mil milhões de euros. Este valor resulta essencialmente das emissões líquidas positivas de títulos de dívida das administrações públicas, em 3,1 mil milhões de euros. No setor das sociedades não financeiras foram registadas emissões líquidas positivas de ações em 1,1 mil milhões de euros, que foram parcialmente compensadas por emissões líquidas negativas de títulos de dívida em 0,8 mil milhões de euros (Gráficos 1 e 2).

O saldo de títulos emitidos por residentes totalizou 474,3 mil milhões de euros, mais 2,2 mil milhões de euros do que em julho (Gráfico 3). Este aumento deveu-se, sobretudo, às emissões líquidas positivas dos títulos de dívida pública e de ações de sociedades não financeiras, que foram parcialmente compensadas pela desvalorização dos títulos de dívida pública (Gráfico 4).

Próxima atualização: 9 nov. 2020