Nota de Informação Estatística - Balança de pagamentos – fevereiro de 2020
Nos primeiros dois meses de 2020, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em -482 milhões de euros, o que compara com -502 milhões de euros em igual período de 2019 (Gráfico 1).


Para este saldo contribuíram as balanças de bens e de rendimento primário, cujos saldos foram apenas parcialmente compensados pelo saldo das balanças de serviços, de rendimento secundário e de capital (Gráfico 2).

O défice da balança de bens aumentou 27 milhões de euros face ao período homólogo e o excedente da balança de serviços reduziu 12 milhões de euros (Gráfico 3).
Até fevereiro, as exportações de bens e serviços cresceram 2,9% (2,9% nos bens e 2,8% nos serviços) e as importações aumentaram 3,0% (2,5% nos bens e 5,2% nos serviços).
O défice da balança de rendimento primário aumentou 129 milhões de euros relativamente ao período homólogo, para -368 milhões de euros. Esta subida foi em grande medida justificada pelo acréscimo dos rendimentos de investimento pagos a entidades não residentes. Por seu turno, o excedente da balança de rendimento secundário subiu 176 milhões de euros, em resultado do aumento das transferências recebidas do exterior e da redução da contribuição financeira paga por Portugal por comparação ao período homólogo.
Até fevereiro, o saldo da balança financeira registou uma diminuição dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior no valor de 508 milhões de euros (Gráfico 4). Esta descida resultou do acréscimo de passivos, destacando-se o investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa. Em sentido contrário, os bancos aumentaram os ativos sobre entidades não residentes, sobretudo através do investimento em títulos de dívida, e o Banco de Portugal reduziu os passivos junto do Eurosistema.

Próxima atualização: 20 mai. 2020