Moeda de coleção – “O Barroco” da série “Europa”
O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 26 de abril de 2018, uma moeda de coleção em liga de cuproníquel, com o valor facial de 5 €, designada “O Barroco”.
A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal.

A moeda “O Barroco” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:
No anverso:
- Em pano de fundo, a estrela europeia;
- Ao centro, o Escudo Nacional e um ornato decorativo com formas de curva e contracurva caraterísticas do estilo Barroco;
- No rebordo da face, as legendas “Portugal” e o ano de emissão “2018”;
- Na base, o símbolo da série “Europa”, a legenda “INCM” e a indicação do autor.
No reverso:
- Em cima e à esquerda, a representação de um conjunto de elementos identificativos do estilo Barroco, através de figuras com curvas e contracurvas e do efeito da forma espiral;
- À direita, a imagem do querubim como elemento espiritual e o valor facial;
- Em baixo, a inscrição “O Barroco”, para legendar uma concha com pedras preciosas, refletindo o antagonismo entre o religioso e o profano.
As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 68/2018, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 48, de 8 de março.
Foi definido o limite de emissão de 60 000 moedas com acabamento normal.
Nota:
O Banco de Portugal vende ao público, exclusivamente nos seus balcões de tesouraria, moeda de coleção (apenas com acabamento normal).
O interessado deve preencher um impresso próprio, onde se identifica e discrimina, por designação e valor facial, a quantidade de moeda de coleção que pretende adquirir.
O Banco de Portugal não efetua reservas de moeda nem as remete pelo correio.