Está aqui

Ligação directa da comunidade bancária portuguesa ao TARGET2

Iniciou-se hoje a ligação directa, isto é, sem a intervenção do Banco de Portugal, dos participantes portugueses, à Single Shared Platform (SSP) do TARGET2 (a segunda geração do TARGET - Trans-European Automated Real-time Gross settlement Express Transfer system).

Concluiu-se assim com sucesso a fase de migração da comunidade bancária nacional para aquele sistema. Recorde-se que essa fase de migração se iniciara em 18 de Fevereiro de 2008 (na 2ª janela de adesão das comunidades bancárias europeias ao TARGET2). Durante essa fase de migração, o Banco de Portugal foi o elo de ligação entre o SPGT2 (o SPGT - Sistema de Pagamentos de Grandes Transacções - com as modificações originadas pela adesão ao novo TARGET) e o TARGET2, operando os bancos em Portugal, na generalidade, como participantes indirectos.

Este dia marca também o encerramento do SPGT, que esteve em funcionamento desde 30 de Setembro de 1996 como uma infra-estrutura essencial para o processamento de pagamentos domésticos (em escudos até ao fim de 1998) e também de pagamentos transnacionais (em euros, a partir de 4 de Janeiro de 1999). O SPGT constituiu assim um factor de integração e modernização dos sistemas e infra-estruturas de pagamento em Portugal e foi um instrumento fundamental na transição para o euro.

Lisboa, 2 de Março de 2009